Editorial - Quem paga a conta?

Por Portal Opinião Pública 09/11/2023 - 12:09 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

As fortes chuvas que caíram em São Paulo na última sexta-feira ainda possuem reflexos. Mais de 100 horas depois, ainda é possível ver e ouvir reclamações de pessoas que de alguma forma foram prejudicadas pelas consequências da tempestade. A maior parte delas refere-se a falta de energia elétrica, porém, há também problemas com a falta de abastecimento de água, de telefone e de internet.

Nas horas seguintes às chuvas, o que se viu na capital e em várias cidades foram momentos de caos. Muitas localidades ficaram sem energia elétrica por dias e pessoas perderam comida, remédios e sequer podiam trabalhar ou se divertirem. Nem necessidades básicas, como tomar um banho, foi possível para milhares de pessoas. E quando elas cobravam dos órgãos competentes, só ouviam respostas vagas.

Esse caso mostra muito bem quem sofre quando algum problema mais grave acontece, seja onde for: a população. Ver pessoas sem energia elétrica na maior cidade da América Latina e em suas vizinhas por tanto tempo, em pleno 2023, é algo absurdo e que demonstra a falta de zelo com serviços básicos para a sobrevivência.

Há uma falta enorme de preparo de nossas cidades para lidar com eventos mais graves. Não há infraestrutura para lidar com tais situações, não há iniciativas que visem prevenir esses problemas e também não há planos de contingência que venham a diminuir prejuízos. Vai da sorte de cada um, pelo visto.

Que isso sirva de lição para que ações e medidas sejam tomadas a fim de evitar que problemas semelhantes voltem a ocorrer.